CENTELHA ASIATICA -Centella asiatica.
Descrição : Planta rasteira, rizomatosa e estolonífera, formando um tapete ramoso que protge o solo da erosão. Em cada nó do rizoma saem uma ou duas folhas interias em forma de coração, de cor verde claro. As flores ssão brancas, pequenas, reunidas em pequenas umbelas e nascem na base da folha. O fruto é pequeno. Pode ser considerada uma erva daninha ue prolifera na principalmente na região sul do Brasil, tem sabor amargo e acre. Essa planta é conhecida pelos chineses como fo-fi-tieng, constituindo um dos ramos estimulantes sem efeitos cumultivos prejudiciais. egula a dopamina no cérebro, potencializando sensações de prazer e melhorando foco e memória. Beba dois copos de chá diariamente (uma colher de gcentelha asiáica em cada), conforme recomenda Robin DiPasquale, do setor de medicina botânica da universidade Bastyr, em Seattle.
Indicação : Depurativo, cicatrizante, digestivo, anticelulite, estimula a irritação vaginal. metabolismo de gorduras e estimulante cutâneo. Anti-depressivo
Principios Ativo : alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavóides, quercetina, ácidos, açucares, sais minerais, aminoácidos, fibras, cálcios e ferro.
Modo de Usar : Como Depurativo - em Uma xícara de chá coloque Uma colher de sobremessa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe e deixe esfriar, tome uma uo duas xícaras de chá por dia. Como Digestivo - Coloque uma colher de sopa de folhas picadas em uma xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por cinco dias. Coe em um pano e esprema. Tome Um colher de café, diluido em um pouco de água antes das rincipais refeições. Metabolismo de gorduras - Em Um xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome um xícara de chá uma hora antes das principais refeições. Anticelulite, estimulante cutâneo e irritação vaginal - Coloque três colheres de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos, espere amornar e coe. faça aplicações todos os dias, após o bamho, com uma esponja esfregando a pele suavemente. Para a irritação vaginal use banhos de assento.
Toxicologia : Não encontrada até o momento, porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve começar sem orientação médica.
0 comentários:
Postar um comentário