GUARANÁ - Paullinia cupana Kunth
Descrição : As sementes do guaraná contém 2,6-7,0 % de cafeína, além de quantidades menores de outros alcalóides com o núcleo de purina (teofilina, teobromina e outros). Foram também isolados taninos ( + - 12%), catequina, amido, gorduras, resinas, saponinas, mucilagem, pigmento vermelho e colina.
As propriedades estimulante e adstrigente do guaraná são devidas ao seu alto teor de cafeína e taninos (Leug, 1980, Herman, 1982).
Quem primeiro estudou o guaraná foram os alemães em 1940. A sua origem faz parte do folclórico indígena da Amazônia.
Propriedades : Tônico estomacal, energético, afrodisíaca, aperiente, dispepsia, flatulência, diarréia, gases e prisão de ventre
Indicação : O Guaraná é empregado como potente fator energético. Confere ao organismo ação vitalizante de bem estar. O seu uso diário é um preceito de complemento e higiêne alimentar, estimula as funções cerebrais, aumentando a capacidade intelectual.
Experiências demonstraram que datilógrafos foram mais rápidos e tiveram insignificantes números de erros quando fizeram o uso deste suplemento alimentar que é por excelência um fármaco-terapêutico.
É tido ainda como tônico estomacal, despertando o apetite, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais, como dispepsias, flatulências, diarréias, gases e prisão de ventre.
Com seu uso diário a defesa orgânica se exalta e age contra os elementos causadores dos disturbios fisiológicos. É estimulante mas não leva à excitação, não alterando o ritmo normal do coração, remoçando o organismo e estabilizando a temperatura corporal.
Faz restabelecer também as funções sexuais, chegando a ser considerado afrodisíaco por aqueles que dele fazem uso.
Principios Ativo : Cafeína, óleo fixo, resina, ácidos, amido, tanino, saponina, teofilian, alantoína.
Modo de Usar : Usa-se de preferência antes do desjejum ou antes de iniciar qualquer esforço físico ou mental. Um colher de chá em meio copo de água. Deve-se misturar bem o guaraná com açúcar antes de adicionar a água. Uma a duas cápsulas duas vezes ao dia.
Referência: O pó de guaraná é um produto comercial encontrado em farmácias. O texto foi extraído de um desses produtos. Março, 2004.
10g ao dia, em infusão ou decocção. Ou uma colher de sopa do fruto em infusão, duas vezes ao dia.
Toxicologia : Não encontrada até o momento, porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve começar sem orientação médica.
0 comentários:
Postar um comentário